Falando Sobre Transição - Parte 2 - Kit Básico Para Cuidados com os Cabelos

Olá, queridos, tudo bem? Aqui vai a segunda parte do tema: "Falando Sobre Transição", onde respondo perguntas bastante recorrentes, que as meninas me fazem quando decidem deixar o cabelo natural.

Trago sugestões de como ajudar a montar um kit básico, sem ter que investir muito dinheiro em produtos! Se você está vivendo esse dilema, venha comigo, que te darei algumas dicas! ;)


Chamo de cronograma de tratamento uma programação que eu faço durante a semana para cuidar dos meus cabelos e que não cumpre exatamente as regras do cronograma capilar tradicional. Não tenho nada contra e se você o segue e gosta, continue! Eu adaptei do meu jeito, da forma que eu acho que funciona no meu crespo e tem sido assim desde a época em que estava em transição até hoje!

"Defendo a idéia de que o cuidado com os cachos deve ser algo prazeroso, um momento só seu de descobertas, de relaxamento e de carinho e não algo para te deixar estressada e desanimada!" :)

1- Como escolher os produtos para montar um cronograma de tratamento? 

Levando em consideração que a gente tem a tendência de sair comprando tudo o que nos indicam durante a transição, deve haver bom senso para entender que seu cabelo certamente não irá corresponder da mesma maneira que o de uma pessoa que já está com os fios naturais. Por isso, seja esperta e não se empolgue com tantas opções!

Quando se tem duas texturas "brigando" na cabeça, o seu foco deve ser cuidar do cabelo novo, que está crescendo! Gastar não será a solução nem agora e nem depois! O mais sensato a fazer é comprar apenas alguns itens, com os quais você consiga cuidar do cabelo com versatilidade e eficácia!

Esta é a minha sugestão de um kit básico, contendo 6 itens que te ajudarão a cuidar muito bem dos seus cabelos:

Xampu e condicionador para cabelos cacheados/crespos, já que existem ótimas opções (com ou sem sulfato) que lavam sem ressecar;

Máscara de tratamento (hidratante); Geralmente aquelas dos potes de 1 kg tem preço bom e quantidade de produto que permite várias misturas e possibilidades;

Óleo vegetal (escolha 2 tipos: azeite, óleo de côco, óleo de amêndoas, uva, linhaça, macadâmia, maracujá, entre outros); 

Queratina líquida (exitem muitas marcas e compre a de sua preferência);

*Leave-in para cabelos cacheados/crespos, de preferência com proteção solar. 


2-Como utilizar os produtos?

a) Se o teu cabelo está ressecado, use óleo vegetal em umectação noturna (lavando o cabelo no dia seguinte) ou 1-2 horas antes de lavar. Faça 1x por semana. Em outros casos, a cada 15 dias pode ser uma boa escolha! 

b) Transforme a máscara de hidratação em nutrição adicionando algumas gotas de óleo vegetal. Mas nada de colocar direto no pote! Separe a quantidade que irá aplicar em um recipiente e só depois faça a mistura. No dia que fizer umectação, usar óleo na máscara não será necessário!

c) Use a queratina líquida para reconstrução, a cada 15 dias se o cabelo estiver muito enfraquecido ou fragilizado. Senão, use 1x ao mês. 

d) Condicione o cabelo sempre após enxaguar a máscara e finalize com o leave-in de sua preferência, deixando o cabelo secar naturalmente.


3- Como montar o cronograma de tratamento? 



Para cuidar de suas madeixas é necessário ter disciplina, ou seja, continuidade! Não adianta hidratar o cabelo hoje e só fazer isso novamente daqui a duas semanas! O cabelo cacheado/crespo requer mais dedicação do que se imagina, pois ele perde água com muita facilidade! É importante que você estipule dias na semana para cumprir essa parte! 

Pare e pense sobre sua rotina diária! Se você tem uma vida muito corrida, com horários muito tumultuados, é preciso encontrar pelo menos um dia para você fazer um tratamento mais profundo! E nos demais, faça manutenção com produtos de ação rápida como ampolas ou máscaras de ação de 3 minutos, que são excelentes alternativas para seu cabelo ficar em dia!

Se você é daquelas que podem cuidar dos cabelos mais vezes na semana, melhor ainda! Sempre intercale entre hidratação e nutrição! Não esqueça de agendar a reconstrução para 1x no mês. 

Atenção: Lembre-se que antes de recorrer à reconstrução, o cabelo precisa estar hidratado, para não acontecer efeito contrário! 

Procure anotar que tratamento irá fazer, que produtos irá usar e os resultados que obteve (se gostou, se não gostou) Isso ajudará você a não ficar perdida e monitorar os efeitos que observou em cada etapa. Para isso, use um caderninho de anotações, uma agenda velha ou quem sabe o bloco de notas do seu celular! 

O objetivo é que você se organize e possa acompanhar melhor como teu cabelo reage a cada tratamento! Mas nada de stress! Estou mostrando o que deu certo para mim, mas você pode e deve adaptar à sua realidade!

 Dicas preciosas: 

1- Invista em máscaras baratinhas de hidratação ou nutrição e você poderá deixá-las mais potentes, ao misturar um ou mais óleos vegetais de sua preferência nelas, na hora em que for aplicar. 

2- Use  leave-in que seja emoliente e hidratante, de preferência com fator de proteção solar. Ativadores e/ou modeladores de cachos são muito bem-vindos!

3- Aplique gel após o creme de pentear, que ajuda muito a segurar o cabelo, já que os cachos não ficam muito definidos ou podem se desmanchar com facilidade devido a dupla textura. Depois, amasse o cabelo com as mãos em forma de concha, de baixo para cima, em direção à raiz, para estimular a formação dos cachos;

4- Jamais manuseie o cabelo molhado ou úmido! Isso evitará a formação de frizz ou que os cachos se desmanchem.

5- Evite o uso de secador ou chapinha, pois essas ferramentas retiram boa parte da hidratação que você repõe nos fios durante os tratamentos. E se usar, não esqueça de aplicar um produto para proteger os cabelos (protetores térmicos).

6- Crie lembretes par que você não esqueça o dia de cuidar dos cabelos! Um papel na porta da geladeira ou o despertador do seu celular podem ser muito úteis!

Bem, por hoje é isso! Se você perdeu a primeira parte desta série de posts, aqui está: Falando Sobre Transição: Principais Dúvidas

Fiquem ligados na terceira parte desse post, que será sobre finalização!

Espero que tenham gostado e até o próximo! Beijinhos.

2 comentários:

  1. Texto muito bom!!! Dicas preciosas para os cuidados com os cachos. Parabéns Ana Cláudia

    ResponderExcluir

Obrigada por vir! Bjs.



Curta nossa fanpage!