2 Anos, 8 Meses e Meus Cachos! \o/

Faz tempo que não posto nada sobre meus cabelos e hoje tive vontade de compartilhar com vocês o que tenho feito nos últimos meses.

O tempo passou tão rápido que nem me dei conta! Só posso dizer que, parar com o uso de relaxamento, foi uma das melhores escolhas que já fiz na vida e a cada dia eu me convenço mais do quanto valeu e o quanto está valendo a pena!
Apesar de experimentar variados tipos de produtos, não abro mão do xampu sem sulfato, co-wash e cremes sem parafina (de preferência). Depois de fazer as luzes, incorporei em meus tratamentos o uso de xampus desamareladores, máscaras específicas e leave-in com proteção solar (em breve farei resenhas sobre eles).

Se eu já seguia uma rotina de tratamento (disciplinada), imagine com esses fios descoloridos! Ah, eu não me arrependo! Gostei tanto do resultado, que não me incomodo com o cuidado triplicado, quadriplicado e por aí vai rsrs.

Continuo usando e abusando de óleos e manteigas…itens obrigatórios em meu armário de produtos! Porém, o mais importante de tudo isso é o amor aos cachos! Foi movida por esse amor que eu cheguei até aqui.


Amo acessórios, mas raramente uso (vai entender rs). Curto o cabelo livre e solto! Estou longe de ser uma cacheada estilosa. Tenho preguiça de ficar criando penteados…esse é um grande defeito! Ainda assim eu me esforço para mudar, porque o cabelo afro tem mil e uma possibilidades e eu não explorei quase nenhuma delas.

O que mudou nesses 2 anos e 8 meses? Nossa, muita coisa! Uma vez eu escrevi que a transição não acaba com o Big Chop e é a pura verdade! A cada dia eu mudo um pouco mais, é um processo contínuo.

Sou mais feliz, estou mais segura em relação ao meu cabelo e não ligo para o que os outros pensam dele! Apesar, de receber muitos elogios, sempre tem alguém para alfinetar rs…tô nem aí…faz parte!

Vou contar o que aconteceu comigo semana passada:

Fui ao salão fazer as unhas e chegando lá tinha uma cliente que não parava de olhar pra mim (acontece com frequência, mas tem hora que eu penso que estou com o cabelo desarrumado ou com o rosto sujo, essas coisas rs). De repente ela falou: “Seu cabelo é lindo!” e eu logicamente agradeci, com um sorriso! Mas em seguida, ela perguntou se eu fazia alguma coisa (leia-se, química) para ter esses cachinhos e eu disse que não! Ainda assim ela insistiu: “Algum creme faz seu cabelo ficar assim?” Pacientemente expliquei que meu cabelo tem cachos e que os produtos que eu uso, ela encontra em qualquer perfumaria. A conversa se encerrou.

Ela não foi a única e nem será a última a agir desta forma! As pessoas em geral pensam que eu uso alguma coisa para meu cabelo formar cachos. Na cabeça delas, o cabelo afro não forma molinhas naturalmente e isso nem sempre é por preconceito e sim pura falta de informação!


Acreditem vocês: outro dia passei por outra daquelas rs. Uma conhecida elogiou meu cabelo e em seguida sugeriu que eu fizesse um relaxamento fraco na raiz. 

Nada contra, porque eu sei de meninas que fazem isso e respeito. Eu fiquei pasma olhando para a pessoa e disse que eu levei um tempão para me livrar da química e nunca mais quero saber! Abri exceção apenas para o descolorante, que já é muita coisa na minha opinião. Ah, ouço cada coisa rsrs.

E assim vou levando a vida, ou melhor, os cachos rs. Nem tudo são flores nesta jornada! Tem dias que estou in love com as molinhas, em outros, fico de mal e assim vai! Dá trabalho manter a saúde do cabelo? Obviamente que sim! Porém, é recompensador!

Preferências

Não estou “presa” a marcas, principalmente quando se trata de leave-in. Desde a minha decepção com o Kolene Oliva eu prometi a mim mesma não ficar restrita a nenhum produto, porque as empresas retiram de linha ou alteram a formulação de acordo com o critério delas. Nesses casos, muitas vezes o consumidor nem é consultado. Quando vamos ver, colocaram parafina na fórmula ou simplesmente decidiram descontinuar um produto que a gente ama e a sensação é muito ruim. Não quero mais passar por essa situação!

Leave-in do momento: Creme Intensivo e Leave-in Modelador Lunablu. Vou escrever a resenha para vocês, porque eu desisti do vídeo (por enquanto)! A câmera e eu ainda não entramos em um acordo mas eu chego lá.

Penteando…

Dica básica: com o cabelo previamente desembaraçado (durante a lavagem), aplico óleo diretamente nos fios úmidos. Passo o creme mecha a mecha, enluvando bem. Raramente uso gel, porque ele deixa o meu cacho mais encolhido que o habitual. Deixo secar naturalmente.

Ultimamente tenho conseguido bons resultados no day after. Os cachos não desmancham tanto como antes. Mas com o calor intenso que enfrento aqui, acabo prendendo os cachos, em um puff.

Crescimento…

Acredito que eu seja uma das poucas mulheres que não ficam ansiosas com o comprimento dos fios rs. Na verdade, nem penso nisso porque já tenho o bastante com o que me preocupar. Sou muito light nesse quesito! Não fico esticando o fio para medir, não uso nada específico para crescer, não faço receitinhas bomba para xampus, entre outros. Eu procuro relaxar e curtir o momento. Tenho consciência de que meu cabelo vai crescer independentemente do que eu faça. Melhor focar na alimentação e dar muito carinho em forma de tratamento aos fios e principalmente ao couro cabeludo.

Corte…

Outro dia me aventurei e sozinha tirei as pontas feias. Não sigo a receitinha de aparar a cada 3 meses. Já fazem 6 meses que tirei as pontas envelhecidas. Por enquanto vou deixar como está e quando sentir necessidade, farei o processo novamente. Sonho com um cabelão, um jubão de respeito!

Aprendizados…

Estes anos todos me ensinaram muito! Minha amiga Nane sempre diz: “Informação é poder!” e é a mais pura verdade! Foi nessa busca pelo conhecimento que eu vi um horizonte se abrir diante dos meus olhos! Desde então, tenho seguido nesta caminhada aprendendo e aprendendo. Já não “caio” em certas conversas e nem compro produtos porque alguém me disse que seriam bons! Mesmo não sendo uma expert, tenho condições de escolher o que meu cabelo vai gostar não importa a marca ou valor! As belas embalagens não seduzem mais tanto assim! Eu quero é conteúdo!

Estou longe de sair desta trilha, ainda há muito chão pela frente! Prossigo feliz rumo ao meu objetivo, agradecendo a Deus por ter me ajudado até aqui e a vocês que lêem este blog! O Cacheado Básico também é fruto desta mudança e tem ajudado muita gente neste Brasil, isso me dá mais forças para seguir.

Amigas que estão em transição, não desistam do seu sonho! Vocês chegarão lá também! Um forte abraço a todas!

Obrigada por tudo pessoal! Beijosss! :****













0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por vir! Bjs.



Curta nossa fanpage!