Polêmica Capilar nas Olimpíadas 2012

E ae, Brasil?

Minha amiga Nádia compartilhou comigo, há alguns dias, este assunto por email. Fiquei tão estarrecida que quis comentar com vocês e até saber a opinião a respeito desta polêmica!

Quem de nós não ficou boquiaberto de ver o brilhante desempenho de uma atleta americana durante os jogos olímpicos? Trata-se de Gabby Douglas, uma ginasta que está fazendo mais do que representar o seu país? Está fazendo história, como ela mesma afirmou!







Imaginem a responsabilidade desta linda moça em cumprir bem o seu papel nas Olimpíadas, não somente como atleta, mas como uma mulher negra que se destaca em uma modalidade onde os brancos são maioria! Podem imaginar o peso desta responsabilidade?

Não quero aqui valorizar uma atleta estrangeira e não mencionar a nossa Daiane dos Santos! Respeitada, Daiane fez muito pelo nosso país e trouxe orgulho tanto pela eficiência como também por ser uma atleta negra a destacar-se mundialmente, quebrando conceitos e preconceitos! Ela também fez história e devemos ser gratos por isso! Como mulher negra que sou, sinto orgulho das duas igualmente!

Enfim, nem preciso falar nada, porque nossos olhos testemunharam o quanto esta americana foi maravilhosa!

Só que o público, especialmente as mulheres da comunidade afro-americana não conseguiram enxergar nada além do que a aparência de Gabby


                 Imagem e fonte: Site Terra

Peraí gente! Tudo o que eu pude ver nesta menina foi a maneira magnífica com que realizou as provas! Foi tão bem que conquistou uma medalha de ouro, fruto de seu trabalho bem feito! Ok?

Ok, nada! As redes sociais ferveram com os comentários a respeito do cabelo de Gabby! De acordo com o julgamento das americanas, o cabelo dela estava feio e por causa disso ela estava representando muito mal o seu país!

Como assim??? Ela não estava em um desfile de moda? Não!!! Ela foi disputar a melhor colocação no pódio com outras meninas muito boas, que ficaram ofuscadas com o brilho de Gabby!!

Será que alguém pensou que o cabelo dela não estava diferente das demais colegas? Pelo que me consta, todas elas, negras ou brancas, fazem um tradicional rabo-de-cavalo e prendem várias partes com tic-tacs!

Como manter o cabelo impecável depois de suar litros, dando saltos e piruetas? Quem tem cabelo encaracolado e faz uma escova, por exemplo, sabe que se suar muito a raiz vai começar a “voltar”, confere?

Por outro lado, nem sei o que ela fez para ir ao evento e nem me importo com isso! Se escovou, se alisou, o importante é que ela fez o que era esperado dela enquanto atleta! O resto é resto e ponto! Não vi motivo para toda essa polêmica, mesmo sabendo que as negras americanas são muito exigentes quando o assunto é cabelo!

Por alguns minutos tentei me colocar no lugar dela, imaginando o que seria receber críticas negativas por causa de sua aparência, ao invés de elogios e honras pela medalha que ganhou! Situação complicada!

O melhor de tudo isso, pessoal, foi a maneira com que Gabby enfrentou toda esta polêmica! Não se deixou abater e muito menos ligou para esses comentários! Quem não leu, pode acessar a matéria com a réplica de Gabby, no site Terra aqui.

Eu quero deixar registrado aqui os parabéns a esta jovem! Parabéns Gabby! E dizer que concordo que ela está escrevendo história, uma linda história e que eu a admiro como atleta e também pela personalidade demonstrada diante das críticas!

E vocês, o que acharam de tudo isso?

Beijos! ;)


2 comentários:

  1. pouco importa o cabelo a medalha o merito foi dela mesma e nao gracas a sua aparencia capilar !

    ResponderExcluir

Obrigada por vir! Bjs.



Curta nossa fanpage!