Amodimethicone

E ae, pessoal? Tudo bem?

Não estou trazendo nenhuma novidade! Mesmo assim, eu não poderia deixar de registrar sobre este assunto, afinal a questão dos silicones nos cosméticos ainda é muito discutido e de grande interesse para aqueles que não querem usar, sejam eles solúveis ou não!

Como eu publiquei alguns produtos que eu usei e que contém o amodimeticone, achei pertinente falar um pouquinho sobre ele. Já fiz algumas alterações nos posts antigos, mas vocês que ainda não sabem, vão entender melhor o motivo.
Por muito tempo acreditou-se que o Amodimethicone sozinho na fórmula era insolúvel, mas acompanhado do Cetrimonium Chloride e Trideceth, tornava-se solúvel em água devido à presença desses dois elementos.

Pois bem, quando comecei a pesquisar mais sobre os silicones, encontrei vários sites estrangeiros com a informação de que o Amodimethicone é mesmo um silicone insolúvel, sozinho ou não! E essas publicações não são recentes!
Lá fora o amodimeticone já é considerado insolúvel há muito tempo. Não sei porque alguns sites brasileiros mantinham esse silicone na categoria dos solúveis em água e acho que nunca vou saber.

Eu queria mesmo é ter acesso a algum profissional químico da área cosmética para poder tirar muitas dúvidas que guardo comigo. Como eu sonho com isso, gente!!! *_*


Vamos conhecer um pouco sobre o Amodimethicone?

Como eu disse, vários sites abordam este assunto, mas fiz um resumo bem básico das informações contidas no naturallycurly.com, que achei bem mais explicado e fácil de entender! Querendo entender melhor, faça uma visitinha lá!
Acompanhe a seguir! ;)

O Amodimeticone pertence à uma família de silicones modificados para ter propriedades específicas. Cada vez mais os químicos estão utilizando esses silicones como agentes condicionadores em formulações para o cabelo.




Estes polímeros depositam-se sobre o fio devido a atração eletrostática entre o polímero e a superfície da cutícula, carregada negativamente.

Uma informação interessante é que estes polímeros agem de forma seletiva, ou seja, depositam-se apenas nas partes necessitadas do fio. Portanto, áreas da cutícula que estão danificadas possuem alta carga negativa, o que aumenta a atração do polímero catiônico justamente para esta área que necessita de reparo.

Uma vez depositado sobre a superfície do fio, este silicone forma uma película que pode durar por várias lavagens. Porém, ele não causa o temido efeito “build up” (acúmulo) já que ele não aceita sobreposição. Em outras palavras, mesmo com o uso continuado do produto, onde o silicone já existe, não há sobreposição.


Funções do Amodimeticone
1-Mantém a umidade dentro do eixo do cabelo,  facilita o ato de pentear, além de proporcionar brilho.

2-Protege contra danos térmicos causados por ferramentas de calor como secadores, chapinhas e babyliss. Isso acontece devido à sua baixa condutividade térmica, o que reduz a transferência de calor da superfície do cabelo para o córtex.

3-Protege a cor.

O Amodimeticone é considerado um dos melhores polímeros de condicionamento de alto desempenho disponível para a fabricação de produtos para o cuidado dos cabelos.






E Agora?

Essa notícia não foi nada boa! Marcas como Elsève, Garnier Fructis, Yamá, entre outras, contém produtos com Amodimeticone na fórmula!

Bom, para quem quer continuar o uso de produtos contendo esse silicone, tem que estar ciente de que o uso de xampus contendo lauril ou betaine cocamidopropil para que ele seja removido dos fios!

Para quem quer evitar, esteja atento aos rótulos dos produtos de agora em diante porque o desafio de encontrar produtos bons e livres de silicone aumentou ainda mais!!! ;)

Beijos!












7 comentários:

  1. acho que só mesmo a linha da surya não tem esses silicones

    ResponderExcluir
  2. ola, achei otima a sua materia mas nao entendi algumas coisas porque voce diz " depositam-se apenas nas partes necessitadas do fio. Portanto, áreas da cutícula que estão danificadas" "forma uma película que pode durar por várias lavagens. Porém, ele não causa o temido efeito “build up"" mantem a umidade, proteje contra a agressao do secador/chapinha, "Protege a cor.", enfim fiquei na duvida porque pra mim essas sao caracteristicas boa, nao sao?? :( obrigada beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Então, esse é um silicone funcional com vários benefícios para os fios. Como vc disse, ele faz coisas boas para o cabelo, de acordo com o que eu citei acima. Mesmo assim, ele gruda ao fio. Mas, como não aceita acúmulo não causa o build up. A questão é que ele ainda assim se fixa ao cabelo, sendo necessária a remoção com xampu. Antes esse silicone era liberado, e não era necessário uso de surfactantes para removê-lo, entendeu? Apesar de tudo de bom que ele faz, quem usa precisa saber que apenas o xampu (com ou sem sulfato) poderá removê-lo. Espero ter ajudado, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço sua explicação. Afinal, o conhecimento é a arma do mudo moderno. Somente com conhecimento podemos tomar boas descisões sobre o que usar ou não usar. Muito obrigado por sua pesquisa dedicada.
    FHC

    ResponderExcluir
  5. Agradeço sua explicação. Somente com informação podemos tomar boas descisões, sobre o que usar ou não. Sou profissional do ramos de venda de cosméticos e estar informado sobre os produtos que vendo é parte importante de meu trabalho. É como dizia meu velho pai: "a informação é a arma do mundo moderno
    FC

    ResponderExcluir
  6. Eu começei agora com a tecnica no poo e por isso não posso usar silicone insoluvel, mas eu tenho um spray protetor termico da Avon que adoro e dizem que ele é liberado para no poo, mas vi na formula que contem varios `Peg, mas tbm tem apenas o amodimethicone, e agora que tirei minhas duvidas vou continuar usando ele no no poo pq pretendo lavar as vezes meu cabelo com sahmpoo ate me acostumar.

    ResponderExcluir
  7. ótimo post, amei. finalmente entendi. mesmo assim, qual o sentido da elseve lançar um produto 3-em-1 que tem amodimethicone e coco-betaine na mesma fórmula? será enganação? pq na mesma hora em que vc passar um silicone, ele vai ser dissolvido? tb nao acredito muito que ele, mesmo que não se acumule, consiga ser retirado na mesma etapa

    ResponderExcluir

Obrigada por vir! Bjs.



Curta nossa fanpage!