Glicerina Vegetal


Amigos cacheados, tudo bem? Vamos conversar um pouco sobre a glicerina vegetal! Um verdadeiro achado que não pode faltar aí na casa de vocês!
Quero dedicar esta postagem para a minha amiga Nane Leão, que compartilhou sua própria experiência no fórum e através de seus relatos, fui convencida a experimentar essa maravilha!

Vamos lá…

Também conhecida como glicerol vegetal pode ser derivado de óleos vegetais, como de óleo de côco e palma (dendê), ou de gorduras animais.
O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal. Por causa da solubilidade em água e álcool há um grande utilidade em em uma série de produtos.

São vários os itens que levam este componente, tais como creme dental e xampu. Também é utilizado em sabão de glicerina, comumente utilizado por pessoas com peles sensíveis. Nesse caso a glicerina age como hidratante e evita que a pele resseque.

Aparência: É um líquido viscoso, incolor, sem cheiro, com gosto adocicado. Eu provei um tiquinho na ponta da língua kkkk.



Na indústria de alimentos, o glicerol serve como umectante, solvente, adoçante e ajuda na preservação dos mesmos.

Na indústria farmacêutica, é encontrado em xaropes para tosse, creme dental, produtos para bochecho, creme de barbear e produtos para a pele.

Glicerina nos Cabelos
Cabelos encaracolados se beneficiam com a glicerina, pois reduz o frizz, define e mantém os cachos. Além disso, retém a umidade nos fios, tornando o cabelo flexível e resistente.

Como foi dito acima, a glicerina tem propriedade higroscópica (absorve água). Por isso em regiões de clima seco, deve-se ter o cuidado de usar a glicerina em combinação com outros agentes hidratantes, pois nesse caso, ao invés de puxar a umidade do ambiente, ela começa a absorver a do ambiente, provocando o efeito reverso, ou seja, ressecamento. Já em locais onde a umidade é muito elevada, o cabelo pode ficar “inchado” por causa da grande quantidade de água ao redor. Aí o efeito dela acaba não sendo o esperado.
Quem faz uso de coloração deve usar a glicerina 48 horas após a aplicação de tintura, apósa fixação da cor, visto que a glicerina pode “mexer” nas partículas que dão a cor, causando desbotamento.

Indicações
Nos cabelos, a glicerina aumenta a umidade dos fios e os torna mais fortes, portanto, bem indicada para pessoas com cabelos quebradiços e ressecados.

Quem quer cachinhos mais definidos e um melhor day after, incorpore o uso da glicerina em sua rotina.

Sugestão de Uso

Pode ser usada em produtos ou sozinha. Neste último caso, deve ser diluída em água, óleos vegetais, suco de aloe vera e mel, em forma de spray caseiro.

Minha Experiência com a Glicerina

Como já disse anteriormente, aprendi usar a glicerina no fórum, depois de ler os relatos da minha amiga Nane. Na época ela fez uma misturinha com aloe vera+glicerina+óleos (se não me falha a memória kkkk) e ela estava encantada com o resultado.  Nem precisa dizer que a curiosidade me pegou e eu tive que provar e posteriormente aprovar a glicerina rs.

Na falta da aloe vera para misturar, peguei meia tampa (do vidro) de glicerina e adicionei em água misturados com um pouco de creme condicionador e usei no borrifador. Usei no dia em que lavei o cabelo, antes de aplicar o leave-in e ficou muito bom.

No day after, só precisei borrifar um pouco de água que reativou a mistura. Facilitou muito a minha vida!
É impressionante como a glicerina pesa os cachos, diminuindo e muito o efeito encolhedor natural do meu tipo de cabelo. E também deixa as molinhas muito mais definidas! Eu amei!
Agora estou testando a Glicerina Vegetal + Pantenol + Leave-in (outra preciosa dica da Nane) e em breve posterei os resultados pra vocês!
Estou me organizando para fazer tutoriais para facilitar o entendimento do pessoal. Tenho recebido muitos e-mails de pessoas que querem mais detalhes a respeito das misturas desses componentes e também dos óleos vegetais e manteigas. Fiquem ligados que eu vou disponibilizar esses tutoriais em breve!

Onde Comprei

Pode ser que em algumas lojas de produtos naturais e farmácias também esteja à venda. O negócio é pesquisar! Mas atenção, procurem pela glicerina vegetal pura! Existem misturas por aí e também a glicerina de fabricação sintética ok?
Beijos!

Sites de referência: wikipedia, wisigeek.com, ehow.com, naturallycurly.com




5 comentários:

  1. Muito legal! Uma amiga minha me falou sobre a glicerina e eu resolvi procurar! Estou louca pra testar! rsrs
    Será que usando somente a glicerina eu pode diminuir a quantidade do creme de pentear ou até mesmo deixar de usá-lo?
    Adorei a dica!
    Azul Perfeito/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra, tudo bem? O ideal é que vc finalize com um creme sempre, mesmo usando a glicerina. Pode até colocar menos quantidade, mas não deixe de usar. A glicerina vai deixar o cabelo mais definido e até hidratado, porém, é importante sim ter o creme, ok? Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi td bem ?a glicerina vegetal e a glicerina bio destilada são a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas pode conter outras misturas também! Porém, já usei as duas e os efeitos são bem parecidos! Beijos.

      Excluir
  4. PERFUME PRA CABELOS
    glicerina liquida comprada na farmácia é baratinho (1 colher de sopa)
    essência de para perfume de sua preferencia 10ml
    água 100ml , 1 frasco
    misture tudo e borrife nos cabelos quando quiser...
    resultado: cabelos macios, sempre cheirosos r perfumados...

    ResponderExcluir

Obrigada por vir! Bjs.



Curta nossa fanpage!