Shikakai

Lindas, vocês sabem o quanto eu amo os pozinhos indianos e sempre comento os resultados que tenho alcançado após inserir estas maravilhas ao meu tratamento capilar.

Mas ainda estava faltando falar sobre o Shikakai e seus benefícios. Então, sigam-me os bons! rs



Mais antigo que o xampu, um promovedor de limpeza e crescimento dos cabelos, o shikakai é um pó feito a partir da casca da fruta de uma árvore, a Acacia Concinna, que é um arbusto que cresce em planícies áridas e quentes do sul da Índia.

As partes utilizadas para o pó seco ou extrato são as cascas, folhas ou frutos. A casca contém altos níveis de saponinas, que são agentes de formação de espuma, encontradas em várias outras espécies de plantas utilizadas em xampus e sabonetes. A espuma produzida não chega a ser igual a de um xampu tradicional com sulfato, porém obtém-se uma boa limpeza.

O shikakai é adstringente e possui um pH baixo que cria um ambiente equilibrado favorável ao couro cabeludo, combatendo a caspa e outras infecções. 

Rico em vitamina C, D e outros micronutrientes, alimenta os folículos pilosos, promovendo o crescimento do cabelo. Por ser um agente limpante suave, não retira a oleosidade natural do couro cabeludo.

Curiosidades: os povos indígenas do sul da Índia descobriram que o fruto que crescia rapidamente em suas selvas tinha propriedades espumantes. Quando descobriram que o pó dessa erva reavivaram seus cabelos e ajudaram o cabelo a crescer, batizaram-no como o nome de shikakai, que significa literamente, fruta para o cabelo.


Usando o shikakai
Tradicionalmente é feita uma massagem no couro cabeludo com óleo de côco e rícino antes de lavar com o shikakai. 

Misture o pó em água, criando uma mistura consistente. Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos, levando delicadamente até as pontas. 

As saponinas presentes no pó criam uma espuma moderada durante esse processo. Não é necessário aplicar condicionador após, já que o shikakai também possui propriedades emolientes e desembaraçantes.

Enxague com água morna e deixe o cabelo secar naturalmente.

Gostou? Confira aqui em breve os meus resultados com Shikakai!
Beijokas! ;)

Fonte: wikipedia, eHow Style.com

6 comentários:

  1. Aninha, eu tenho o shikakai, mas nunca mais usei... será q eu posso misturar no frasco do cond q uso pra co wash?

    ResponderExcluir
  2. CARACA Aninha! Nunca imaginei que existia esse tipo de coisa...gente, que bárbaro! Depois que leio seu blog eu me sinto até menos "ogonorante", hahaha...vc é o máximo!!!
    Tô super curiosa pra saber o que vc achou do Shikakai...fiquei até com vontade de experimentar tbm, pelo que li, deve ser muito bom pra cabelos oleosos né?! Me cooooonta, hihi ;)
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sana, já vi algumas meninas usando o shikakai + amla com condicionador para co-wash. Vale experimentar ok?

    Não vou entrar em detalhes, pq logo trarei aqui minhas experiências rsrs...bjim!

    ResponderExcluir
  4. Laine, linda...existe essas coisas sim rsrs...podexá q logo venho com novis! hehehe...bjim!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana Claudia, tudo bom?
    Onde vc comprou Shikakai?

    Bjo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, uma amiga me trouxe, por encomenda, mas no momento ela não está viajando. Beijos.

      Excluir

Obrigada por vir! Bjs.



Curta nossa fanpage!