O Temido Day After!



Hello my friends! Beleza?

Cuidar dos cacheados não é uma tarefa das mais fáceis, tanto que muitas mulheres optam por alisar seus fios, em busca da praticidade para a correria do diária.

Quem é que não quer praticidade, minha gente? Não tiro a razão e nem muito menos critico quem segue esta alternativa, todas sabemos “onde aperta o calo”.

Nós que preferimos manter os cachos, enfrentamos um ritual diário que no início chega a enjoar, mas depois de um tempo torna-se parte de nossa rotina tal qual tomar banho.

Convenhamos, não tem como ter cachos sem verdadeiramente nutrir amor por eles! Cheguei à conclusão de que é este sentimento que nos ajuda a continuar firmes, enfrentando desafios e vencendo every day!

Não importa se o cabelo é ondulado, cacheado, crespo, afro, todos requerem particular atenção e cuidados específicos que os deixem mais lindos e saudáveis sempre.

Quando iniciei minha jornada rumo ao natural hair, vi todos meus conceitos caírem por terra. Tive que começar do zero literalmente e me dispor a reaprender a lidar com meus fios.

A falta do conhecimento me fez tomar decisões erradas, escolher produtos errados, resultando em tratamento sem continuidade satisfatória e adequada.
Lidar com o novo cabelo dava uma sensação muito ruim, não conseguia estilizar, muitas vezes evitava o espelho! Isso me deixava um pouco desanimada, mas ao mesmo tempo eu buscava forças para prosseguir.


Day after, é o dia seguinte, termo muito comum entre as cacheadas, nada mais é do que como o teu cabelo reage a uma noite de sono. Ao levantar da cama você já tem uma idéia se vai conseguir reanimar os cachos amassados e desconjuntados ou se vai ter que dar uma chuveirada neles rsrs…ô vida kkkk!

Eu não tinha day after e desde o início preparava misturinhas com água+condicionador leve e hidratante, colocava em um borrifador e assim umedecia os fios, reaplicava o leave-in seguido por um gel e deixava secar naturalmente.

Vez ou outra eu incrementava essa misturinha com extratos glicólicos, condicionador, água, gotinhas de óleo vegetal. Nem preciso dizer o quanto isso beneficiou e ainda beneficia meu cabelo né?

Felizmente existem muitos sprays bons para se comprar e eu também gosto muito, como o Leite de Pentear Reparação Total por exemplo. O único ponto negativo é que eles duram pouco comigo rsrs.

Dependendo de como meus cachos amanhecem, após usar o spray, aplico um creme e utilizo um pente ou escova para remodelar os fios desgrenhados.
Para colocar isso em prática quando se tem que ir ao trabalho ou escola não é moleza! Tem que levantar mais cedo porque uma cacheada não pode se dar ao luxo de sair com cabelo molhado. Nessa hora o famoso difusor ajuda…e como rsrs!

E Aí…?

Existem algumas coisas que faço no dia anterior que me ajudam muito a ter um cabelo menos problemático pela manhã:

Fronha de cetim – eu sempre ouvi falar de que encapar a fronha com cetim protegia o cabelo da fricção contra o travesseiro e eu não dava muito crédito. Gentem, resolvi usar e melhorou muito principalmente na parte detrás do cabelo onde eu tinha problemas com fios arrepiados e cachos muito amassados.

Leave-in do dia anterior – usar cremes mais “pesados” e bem hidratantes modelam meus cachos de forma muito melhor e consequentemente tenho menos trabalho na manhã seguinte. Nesse caso, o Whipped Cream, o Kolene Oliva (turbinado com óleo vegetal), o Hibiscus & Banana Honey Butta, Aloe Fix e o Coffee-coco Curl Creme (farei postagem desses dois em breve), da marca Curl Junkie. Muitas vezes, só dou borrifadas com meu spray (não muitas), arrumando as mechas com os dedos, deixo secar naturalmente e fica ótimo. 

Aplicar óleo vegetal antes de dormir – não faço isso todos os dias, mas umas 2x na semana e tem sido muito bom. Com muito cuidado, vou aplicando óleo vegetal nos fios, de preferência aqueles que são sugados imediatamente (maracujá, Dabur Vatika, macadâmia, por exemplo).

Essas são apenas dicas, meninas! Não há mágica, com o passar do tempo vamos aprendendo a lidar melhor com o cabelo e identificando os produtos que melhoram o day after.

É claro que tem dias em que o cabelo não quer ficar do jeitinho que a gente planeja. Então, nada de stress, recorra a acessórios como arquinhos, presilhinhas, tic-tacs ou se o cabelo for comprido, prenda e seja feliz!

 

Relaxe, nada de pânico e neura, cuidar dos cabelos tem que ser prazeroso com uma pitada especial de muito amor e carinho! É só trazer todo esse amor para os dedos! Os cachinhos só agradecem!
Beijinhos!

8 comentários:

  1. Aninha minha amiga linda Barbie morena!!! Mas vc tá MUITOOO chique mulé! Agora seu blog é nacional, .com.br! Parabéééns \o/
    Então flor, foi justamente por causa da falta do tempo (a.k.a preguiça) que decidi começar a alisar meus fios...Vc já viu meu cabelo e sabe como ele é enorme né? Ai, me sentia mal tendo que cuidar dos cachos todo santo dia sabe? Não era algo prazeroso pra mim, era um parto, uma obrigação! Mas olha, boto fé e admiro muito pessoas assim como vc, que tem essa disciplina linda de ver! E seu cabelo está cada dia mais maravilhoso =) parabéns lindíssima! Beijocas e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Ô Laine, eu sei como é e entendo! Teu cabelo natural é mesmo lindo e bem enorme rsrs. É como eu disse: "cada um sabe onde o calo aperta" e eu vi que vc tentou de tudo pra manter os cachos, pena que naquela época eu não tinha a informação que tenho hj pra te ajudar, mas vc tá linda do mesmo jeito!

    Meu blog agora é .com.br tava na hora de ter meu domínio né? rsrs Bjo grande e obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  3. Sou assim mesmo,cuido mas dos meus cachos que do coração,rsrs.

    ResponderExcluir
  4. muito explicativo e simpatico seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antonia! Muito obrigada! :)
      Fico muito feliz que tenha gostado! Beijos. :*

      Excluir

Obrigada por vir! Bjs.



Curta nossa fanpage!