Produtos Orgânicos


  Olá, meninas! Os produtos orgânicos tomaram conta da nossa vida! É muito comum ouvir e até falar sobre eles. Mas o que é um produto orgânico?
A diferença entre um produto comum e um produto orgânico começa no plantio. No cultivo, podem ser utilizados agrotóxicos e pesticidas. Na fabricação, um produto orgânico não pode conter substâncias químicas, sintéticas e derivados do petróleo (como silicones e óleo mineral). Eles não podem ser testados em animais e devem produzir resíduos que tenham menor impacto na natureza. E ainda, 95% (essa porcentagem varia de acordo com o selo) dos componentes da formulação devem ser orgânicos, entre outras exigências ditadas pelos órgãos certificadores. Segundo uma matéria que li, aqui no Brasil, os principais selos são do IBD (Instituto Biodinâmico) e da francesa ECOCERT.
Mas veja bem: existem cosméticos orgânicos e cosméticos com ativos orgânicos. Por isso que muitas vezes nos decepcionamos ao encontrar produtos cujas empresas entitulam como orgânico, mas na realidade apenas alguns ativos são  certificados como orgânicos e os mesmos são mesclados com substâncias sintéticas ou de origem animal na hora da fabricação. Portanto, olho vivo ao comprar seus produtos!
Beijocas!

  

2 comentários:

  1. Aninha,
    Mais uma "aula" maravilhosa!!
    Obrigada, viu?
    Eu não sabia desta diferença entre o completamente orgânico e o "meio"orgânico...rsrs
    BJks

    ResponderExcluir
  2. Gaspinha

    Neu eu sabia que existiam esses produtos "meio! orgânicos. Mas uma das coisas que a gente sempre debatia lá no fórum era justamente isso. Empresas que apregoam seus produtos como orgânicos e quando a gente vai ver a fórmula vê a mistura infeliz de petrolatos, por exemplo! :( Dá uma raiva!!!! rsrs. Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por vir! Bjs.



Curta nossa fanpage!