Minha Jornada Capilar

Hoje vou compartilhar com vocês o meu histórico capilar e como foi minha decisão de abandonar o uso de relaxantes em meus cabelos.

Bem, desde criança já vinha utilizando algum tipo de produto químico nos fios. Já usei alisantes e até henê. Teve uma época que até bobes eu usei. Mas foi na minha juventude que optei pelo uso de relaxantes, pois apesar dos cabelos formarem cachos, eu tinha muita vergonha de assumi-los. Passei de hidróxido de sódio, lithium, tioglicolato até chegar na guanidina, que me acompanhou até Julho de 2010.

                                                                               
Apesar dos produtos químicos, sentia necessidade de algo a mais. Foi quando comecei a buscar na internet informações sobre tratamentos. E nessa busca, descobri fóruns e blogs sobre o assunto. Daí tive acesso a produtos profissionais que me ajudaram muito a cuidar dos meus cabelos. Porém, a minha sede de conhecimento aumentava a cada dia. Um mundo novo se abriu pra mim. Caí na real e  admiti que não sabia cuidar corretamente das madeixas.

Em contrapartida, eu estava insatisfeita porque mesmo cuidando muito, mas muito mesmo dos fios, a cada três meses eu tinha que retocar a química por causa da raiz virgem que contrastava demais com o comprimento relaxado. E todas as vezes que eu ia ao salão, ficava frustrada ao perceber que meu cabelo quebrava e eu sempre tinha que cortar parte dele. Tantos cuidados que se tornavam vãos! O relaxante sempre danificava meu cabelo! Ficava triste e muitas vezes até chorava sozinha. Eu mesma estava colocando tudo a perder!

Além do fato de que meu cabelo estava perdendo a forma e ficando esticado e sem vida! Totalmente indefinido! Quando precisava de um estilo mais bonito, recorria à escova, o que também não me agradava muito.

Tentei espaçar os retoques, para 2x ao ano mas não segui em frente com essa idéia porque, ao ver minha raiz saudável aparecendo, tomei a decisão de nunca mais usar química alguma no cabelo. Sabia que não seria fácil, mas estava disposta a correr atrás do tempo perdido e mudar essa realidade.

Fui cortando o cabelo aos poucos até me livrar de toda a parte relaxada e no dia 03 de Julho deste ano completei meu primeiro ano sem química! É claro que eu comemorei! E comemoro todos os dias esta conquista.

O que percebo é que meu cabelo está forte, saudável e todos os tratamentos que tenho feito nele tornaram-se muito mais eficazes! Passar pela transição não é uma tarefa fácil, mas totalmente possível! Tive muitas brigas comigo mesma na frente do espelho, mas hoje sei que tudo valeu a pena!

Espero que meu relato ajude você a pensar sobre a saúde dos seus fios! E também te inspire a seguir em frente, caso esteja passando por esse tipo de situação!

Beijos!








2 comentários:

  1. Tenha certeza q seu depoimento me incentivou muito... vc podia por uma foto do antes e depois da sua vitória! valeu!bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcela, seja muito bem vinda! :)
    Fico muito feliz que meu depoimento tenha te ajudado! Isso não tem preço! Pode deixar que vou postar fotos aqui pra vc ver tá? Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada por vir! Bjs.



Curta nossa fanpage!